Rhodes Magazine

  • Musica
    • Noticias
    • Entrevistas
  • Desporto
    • Notícias
    • Entrevistas
  • Lifestyle
    • Notícias
    • Entrevistas
  • Empreendedores
  • Publicidade
  • Musica
    • Noticias
    • Entrevistas
  • Desporto
    • Notícias
    • Entrevistas
  • Lifestyle
    • Notícias
    • Entrevistas
  • Empreendedores
  • Publicidade

LIFESTYLE

VIAJAR SEM SAIR DO SOFÁ: Museus alemães permitem visitar museus num

4/24/2020

 
Imagem
Conhecer a Alemanha sem sair do sofá?

Em tempos de quarentena e isolamento, há sempre aquela vontade de sair de casa e ver coisas diferentes do dia-a-dia. A recomendação que lhe damos é uma breve visita à Alemanha... online!
Muitos museus da Alemanha estão de portas abertas online, o que permite explorar as suas importantes coleções a partir de casa.

Em alguns casos, é ainda possível entrar em alas temporariamente encerradas de museus, fazer cursos de arte gratuitos ou até visitas guiadas via Instagram. Várias alternativas para uma visita cultural, mas sem sair de casa! Vamos começar nessa viagem?

Museu Pergamon
O museu mais visitado de Berlim preserva conjuntos arqueológicos arquitetónicos, tesouros do Médio Oriente, da Arte Islâmica e da Antiguidade Clássica. Uma das maiores atrações é o Altar de Pérgamo – obra-prima helenística – que só poderá ser visto pessoalmente dentro de três anos, pois esta ala encontra-se encerrada para restauro. Até lá pode ser vista online, tal como Porta de Isthar da Babilónia ou a do Mercado de Mileto, do século II e muitas outras preciosidades.

Museum Barberini
No centro histórico de Potsdam - a cerca de meia hora de Berlim - o Museu Barberini ocupa um palácio que foi destruído durante a II Guerra Mundial. Depois de uma grande recuperação, inaugurou há apenas três anos e acolhe obras desde os Velhos Mestres à arte contemporânea. De momento exibe a mostra
Monet: Places, com quadros que o artista pintou em lugares como a Normandia ou Veneza.

Museu Stadel
E de Potsdam, vamos até Frankfurt visitar outro dos mais importantes museus alemães. Sob um único teto, exibe 700 anos de arte europeia desde o início do
século XIV até ao presente, acolhendo cerca de 3.000 pinturas, 600 esculturas, mais de 4.000 fotografias e 100.000 desenhos e gravuras. Destacam-se obras de artistas maiores como Dürer, Botticelli, Rembrandt, Vermeer, Monet, Picasso, Bacon ou Richter. Se quiser explorar ainda mais, para além de ver a coleção, pode ver como era o museu no século XIX e até fazer um curso de História da Arte online.

Mercedes-Benz
Se é fã de automóveis, que melhor sítio para visitar do que a Alemanha e o museu da Mercedes-Benz? Pode até fazer a visita em família porque o museu, situado em Estugarda, agrada a um público vasto pois a coleção surge contextualizada, colocando em paralelo à evolução técnica momentos incontornáveis a nível mundial como o final da I Guerra ou a Queda do Muro de Berlim. O edifício oferece uma autêntica viagem no tempo, permitindo apreciar o primeiro automóvel da História e mais de 160 outros veículos. Agora pode ser descoberto online, ou no Instagram onde pode fazer uma visita guiada.

Arte e tesouros de Dresden
Se em vez de se focar num museu, quiser conhecer uma cidade também temos uma sugestão! Pode conhecer a arte e os tesouros de Dresden, no leste da Alemanha. Conhecida por “Florença do Elba”, tem uma oferta museológica tão interessante e ampla que a dificuldade é escolher o que visitar. A boa notícia é que alguns museus podem ser explorados online, como é o caso do Albertinum - onde estão representados desde Paul Gauguin e Vincent Van Gogh a Neo Rauch e Ai Weiwei. Outra visita virtual obrigatória é o Residenzschloss - ou Palácio Real – onde pode ver, mesmo que virtualmente, tesouros de valor incalculável que estão reunidos no Green Vault, a mais antiga e importante coleção de arte otomana fora da Turquia, e um belíssimo conjunto de armaduras e armas cerimoniais. Uma autêntica viagem, sem sair de casa!

E há muito mais no Google Arts...
Para além de todos os museus e visitas culturais, a Alemanha está representada no Google Arts & Culture com 122 coleções, permitindo visitar virtualmente, entre outros, o Deutsches Museum de Munique, um dos mais reconhecidos museus de ciência e tecnologia do mundo; o Kunstpalast de Dusseldorf, com obras de Rubens, por exemplo; o Kunsthalle de Bremen, que exibe interessantes exposições como “O que é o Amor?”; ou a East Side Gallery do Muro de Berlim (incluindo a pintura da portuguesa Ana Leonor Rodrigues). São várias alternativas para apoiar a cultura e conhecer a Alemanha, mesmo em tempos de isolamento e quarentena. Um excelente plano para se fazer em família, sozinho e seja a que horas for!


Os comentários estão fechados.

    Histórico

    Outubro 2020
    Setembro 2020
    Agosto 2020
    Julho 2020
    Junho 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Julho 2019
    Junho 2019
    Maio 2019
    Abril 2019
    Março 2019
    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019
    Dezembro 2018
    Novembro 2018
    Outubro 2018
    Setembro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Maio 2018
    Abril 2018
    Março 2018
    Fevereiro 2018
    Janeiro 2018
    Dezembro 2017
    Novembro 2017
    Outubro 2017
    Setembro 2017
    Agosto 2017
    Julho 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Março 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Novembro 2016
    Outubro 2016
    Setembro 2016
    Agosto 2016

    Feed RSS

CONTEÚDOS

Empreendedores
Opinião
Agenda

RHODES MAGAZINE

História
Ficha Técnica
Estatuto Editorial

SUPORTE

Contactos
FAQ
Termos & Condições
© Copyright 2020 Rhodes Magazine, uma divisão da Rhodes Entertainment, Lda. Todos os direitos reservados.